quarta-feira, 29 de outubro de 2008
AS ESTRELAS
Seqüência didática
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Sabendo utilizar a água
Meio Ambiente
Pesquisei no domínio público do MEC a obra Educação Profissional-Referências Curriculares Nacional da Educação Profissional de Nível Técnico-Área Profissional:Meio Ambiente do Ministério da Educação
com o objetivo de aprofundar conhecimentos para a preparaçãp da Conferência na Escola sobre o Meio Ambiente a ser realizado no Centro Integrado do Rio Anil -CINTRA.
O uso da tecnologia na sala de aula
O uso da tecnologia na sala de aula
O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser apenas o que fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e saber fazer articulações entre metodologia e a informática de modo a manter o senso de investigação do estudante para uma aprendizagem mais criativa, autônoma e interativa.
No entanto o professor ainda, mantém-se apreensivo e reticente em utilizar a tecnologia em sala de aula, muitas são as razões, dentre elas,não saber utilizar adequadamente a tecnologia nas escolas, não saber avaliar as novas formas de aprendizagem provenientes desse uso, falta de apoio dos colegas ou das escolas para o uso de inovações em sala de aula. Nesse sentido não adianta fazer uso da tecnologia se isso não é feito da melhor maneira possível.Esse conhecimento só será útil se ele for utilizado de maneira crítica, declara alguns professores.
Portanto, alguns autores concluem que o uso de novas tecnologias na educação e no ambiente escolar é algo que existe e deve ser feito com cuidado para que a tecnologia não se torne para o professor mais uma maneira de enfeitar as suas aulas, mas uma maneira de desenvolver habilidades e competências que serão úteis para os alunos em qualquer situação da sua vida. Deverá proporcionar dentro do ambiente escolar uma mudança que vise à aprendizagem e não o acúmulo de informações.